O deputado estadual Evandro Araújo (PSC) participou, nesta quarta-feira (15), da transferência da custódia de presos da Polícia Civil para a gestão plena do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen). O decreto foi assinado, em Curitiba, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e traz significativos avanços na área da segurança pública em todo estado.
Na prática, a transferência da custódia fortalecerá a Polícia Civil do Paraná, já que 3,2 mil agentes estavam deslocados da sua função, para cuidar de presos em 73 carceragens no estado. Agora, esses detentos ficarão sob tutela exclusiva do Depen, acabando com a superlotação de delegacias estaduais.
"Um dia histórico para segurança pública do Paraná. Reincorporar os policiais civis às suas funções originais, que é investigar e resolver inquéritos criminais, é um ganho inestimável à sociedade que espera respostas rápidas e eficientes da Polícia Civil. Ao mesmo tempo, os detentos estarão vinculados ao Depen, com tratamento apropriado para ressocialização por meio do trabalho e do ensino", comentou Araújo sobre o decreto.