Comemorado de 1 a 7 de abril, evento é promovido pela lei 19.025/2017, de autoria do deputado estadual Evandro Araújo
💙 Semana Azul 2021
“O Transtorno do Espectro Autista já é mais conhecido hoje pela sociedade do que há bem pouco tempo. Contudo, o tema ainda não é conhecido o suficiente para que possamos eliminar o preconceito e até mesmo o trato com as pessoas portadoras de TEA”. A afirmação do deputado estadual Evandro Araújo, autor da Lei 19.025, de 18 de maio de 2017, que instituiu a Semana Estadual de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista descreve a proposta da comemoração. A iniciativa já fomentou diferentes ações pelo Paraná, e vêm contribuindo com a inclusão social.
Devido ao período que estamos atravessando, de atividades restritas, as ações desta vez serão realizadas apenas no ambiente online. A partir de sexta-feira (02), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, serão publicados, nas redes sociais do deputado Evandro, vídeos de mães e educadoras trazendo reflexões sobre o tema. Para segunda-feira, dia 05, às 19h, está prevista também uma live com o parlamentar, a dra. Renata Farah, advogada especializada em direito médico e da saúde e a dra. Simone Carreiro Vieira Karuta, Neuropediatra do Núcleo de Pesquisas Clinicas do Hospital Pequeno Principe.
“A nossa intenção é fazer com que o assunto tenha maior visibilidade neste período, mas que também continue sendo fomentado ao longo do ano. Queremos promover discussões que nos permitam avançar em políticas públicas, por exemplo, e que ofereçam mais dignidade a estas pessoas,” esclarece o Araújo.
TEA – O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado em três graus atualmente: autismo leve, autismo moderado, autismo severo. No mundo, segundo a ONU, acredita-se haver mais de 70 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.
A data da comemoração da Semana foi fixada a partir do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril. Em 3 de julho de 2019 foi sancionada a lei 19.876, em coautoria com o deputado estadual Marcio Pacheco, instituindo a Semana Azul, de 1 a 7 de abril, dedicada à conscientização sobre o autismo.