O objetivo principal é a instituição de diretrizes para formar profissionais para uma resposta rápida, como por exemplo, no enfrentamento atual a Covid-19
Os deputados estaduais aprovaram, na sessão desta segunda-feira (18), o projeto de lei que cria a Força Estadual da Saúde do Paraná (FES-PR) para o atendimento especial da população em situações de calamidade em saúde pública, epidemias, pandemias e catástrofes naturais. O objetivo principal é a instituição de diretrizes para formar profissionais para uma resposta rápida, como por exemplo, no enfrentamento atual a Covid-19.
A proposta é assinada por diversos deputados – entre eles, Evandro Araújo (PSC) e Michele Caputo (PSDB). "O projeto cria uma espécie de força tarefa extra, com cadastro de profissionais voluntários ou da própria carreira para atender demandas de saúde de municípios ou regiões em que o sistema já está saturado. Estados como o Rio de Janeiro e Maranhão já utilizam esse sistema, que vem dando resultados", destacou Araújo.
O FES-PR, pelo projeto, será vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que ficará responsável por regulamentar o cadastros dos profissionais, especialistas e pesquisadores. O público são voluntários com formação na área de saúde ou estudantes; servidores da SESA, de hospitais estaduais e universitários (HUs); servidores municipais ou federais ligados ao SUS, além de profissionais de hospitais filantrópicos.