Projeto de autoria do deputado Evandro Araújo que cria a Semana Estadual da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Paraná seguiu para sanção. Ela deverá acontecer anualmente na semana do dia 2 de abril, data escolhida para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Mais importante do que criar uma semana é o resultado que ela proporciona. Promover a discussão sobre o transtorno, o diagnóstico e tratamento, os direitos e o estímulo à inclusão de pessoas com autismo, explica Evandro Araújo.
Apoio às mães
Recentemente, o parlamentar recebeu no gabinete um grupo de mães que está organizando uma associação de apoio e atendimento ao autista em São José dos Pinhas, na região metropolitana de Curitiba. As mães relatam dificuldades como o diagnóstico exato do TEA (Transtorno do Espectro Autista) e a necessidade de terapias na rede pública de saúde.
Durante a visita, o parlamentar elogiou o trabalho de várias instituições, como a Associação Maringaense dos Autistas (AMA). Para Evandro Araújo é necessário atuar em duas frentes: sensibilizar a sociedade para a inclusão social e alertar as autoridades para o desenvolvimento de ações e políticas públicas. Ao instituir a semana, todos os anos serão realizadas ações e o autismo estará em evidência, afirmou Evandro Araújo.
Lutamos para defender os direitos dos nossos filhos e garantir suporte de políticas públicas, explicou Ana Brambilla, fotógrafa. Participaram da reunião Luciana Senna, Antonia Cia, Barbara Zacchi e Ana Brambilla estavam acompanhadas do vereador Silvio Santo, de São José dos Pinhais.