O deputado Evandro Araújo apresentou na Assembleia Legislativa proposta de criação de um Fundo de Catástrofes Naturais para proteção das lavouras paranaenses
O deputado Evandro Araújo apresentou na Assembleia Legislativa proposta de criação de um Fundo de Catástrofes Naturais para proteção das lavouras paranaenses. O objetivo é minimizar os prejuízos dos produtores com os danos climáticos e garantir condições financeiras para investimento na safra seguinte.
No Paraná, segundo maior produtor nacional de grãos, o excesso de chuva por conta do El Niño comprometeu parte da safra passada. O Estado colheu 35,6 milhões de toneladas de grãos, 6% a menos em relação à temporada anterior, que foi de 38 milhões de toneladas. A Defesa Civil contabilizou, nos casos em que foi acionada entre 2010 e 2014, 2.694 alagamentos e inundações, 1.746 estiagens e secas, 381 vendavais e ciclones, 177 com granizo e 12 geadas.
Quando ocorrem sérios problemas para a produção agrícola toda a sociedade é prejudicada. A escassez de alimentos faz com o que os produtos fiquem mais caros, sobrecarregando o orçamento das famílias, completa Evandro Araújo. O requerimento será encaminhado ao chefe da Casa Civil Valdir Rossoni e ao secretário da Fazenda Mauro Ricardo.
Foto Pedro de Oliveira/Alep
Assessoria de Imprensa Gabinete (41) 3350-4282
26 de outubro de 2016