Modelo alternativo ao sistema penitenciário

A juíza Branca Bernardi esteve nesta segunda-feira (29), na Assembleia Legislativa do Paraná para apresentar os resultados do modelo alternativo ao sistema prisional.

Defensora das APACs, a juíza Branca Bernardi esteve nesta segunda-feira (29), na Assembleia Legislativa do Paraná para apresentar os resultados do modelo alternativo ao sistema prisional.   Para a coordenadora estadual de implantação das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados pelo Tribunal de Justiça-PR, o índice de recuperação e a redução de custos justificam o sucesso do modelo. 

 

Nas APACs, o índice de ressocialização, ou seja, de pessoas que não voltam a cometer crimes, chega a 90%. No sistema prisional, não chega a 15%.  Enquanto um preso custa quatro salários mínimos por mês ao governo, na associação a despesa cai para um salário mínimo. A APAC não é um projeto para o preso; é um projeto para a sociedade, comenta Branca Bernardi. Segundo ela, existem 50 APACs no Paraná. 

 

A iniciativa de trazer a juíza partiu do deputado Evandro Araújo. de autoria do parlamentar a lei nº 18.978/2017 que reconheceu a APAC de Jacarezinho como utilidade pública. O reconhecimento oficial pelo governo do estado é necessário para que a associação possa assinar convênios e receber recursos estaduais, atividades necessárias para a manutenção de presos. 

 

Diferente das penitenciárias convencionais, os presos trabalham – cuidam e limpam a associação ? estudam e fazem cursos técnicos. um modelo com disciplina rígida, mas também de respeito. Precisamos buscar soluções para diminuir a violência, explica o parlamentar que apresentou este mês o projeto de lei nº 239/2017 para conceder o título à APAC de Santo Antônio da Platina. 

 

Para o deputado federal Diego Garcia (PHS/PR), coordenador da Frente Parlamentar das APACs na Câmara dos Deputados, o trabalho desenvolvido na implantação de novas unidades pelo país vem sendo feito com muito entusiasmo por um grupo de congressistas. Tive uma experiência de três dias em Barracão para conhecer este programa. Convivi com os detentos e fui cativado pelo método implantado. Queremos agora, com outros deputados na Câmara, ampliar este trabalho pelo Brasil. Estamos dando total apoio para que outras associações logo sejam implantadas.

 

Na foto, Branca Bernardi, com o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, deputado Evandro Araújo, deputado federal Diego Garcia, o presidente da AMP- Associação dos Municípios do Paraná e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, Padre José Aparecido e deputado Claudio Palozzi.

Crédito imagem Pedro de Oliveira/Alep

 

WhatsApp
Participe e fique informado

Acompanhe todas as novidades diretamente no seu e-mail.

Conecte-se conosco

Acompanhe todas as novidades diretamente no seu e-mail.

Notícias Relacionadas:

Ir para o conteúdo