Evandro Araújo pede que acordo seja cumprido pela Viapar e estrada alternativa seja liberada

O bloqueio ao desvio da praça de pedágio de Mandaguari causou indignação e protesto da comunidade dos dois municípios, que foram pegas de surpresa

Uma comitiva de deputados estaduais, prefeitos e representantes da sociedade civil organizada de Mandaguari e Marialva estiveram, na manhã desta segunda-feira (29), em Curitiba, para tratar sobre o fechamento da estrada alternativa Terra Roxa por decisão liminar da justiça federal, atendendo pedido da concessionária Viapar. A comitiva se reuniu com o secretário de Infraestrutura, Sandro Alex, e o presidente da Viapar, Guilherme Nogueira de Castro.

O bloqueio ao desvio da praça de pedágio de Mandaguari causou indignação e protesto da comunidade dos dois municípios, que foram pegas de surpresa após um acordo com a concessionária, em abril de 2017, ser rompido com a medida. O acordo, feito após grandes mobilizações do Movimento Tarifa Zero na época, garantia a liberação da estrada com o desvio e o desconto de 80% na tarifa da praça para moradores de Marialva e Mandaguari.

O deputado estadual Evandro Araújo (PSC) cobrou da concessionária Viapar e do Governo do Estado que o acordo firmado em 2017 seja reestabelecido o quanto antes. "Estivemos junto com o movimento há quatro anos e sabemos o que foi acordado. Queremos que esse acordo seja cumprido, respeitado, pois ele foi respaldado pela própria Viapar", pediu o deputado.

"Esperamos que a concessionária tenha o bom senso nesta questão. As pessoas não pararam de usar a praça de pedágio, mesmo os marialvenses e mandaguarienses com 80% de desconto. Quem usa o desvio é morador da região, em que o valor do pedágio impacta na sua condição financeira. Muitas vezes passam ali para ir ao trabalho", explicou Araújo.

RESULTADOS – Na avaliação da comitiva, a reunião foi importante para avançar numa solução que atenda o clamor da população. A prefeita de Mandaguari, Enfermeira Ivonéia, e o prefeito de Marialva, Victor Martini, se dispuseram a cuidar da gestão da cancela do desvio, algo que a concessionária não aceita fazer.

O secretário Sandro Alex reconheceu a importância local da pauta e comunicou, como resultado, mais uma reunião ainda nesta semana para encontrar caminhos para resolver o impasse.

WhatsApp
Participe e fique informado

Acompanhe todas as novidades diretamente no seu e-mail.

Conecte-se conosco

Acompanhe todas as novidades diretamente no seu e-mail.

Notícias Relacionadas:

Ir para o conteúdo