Atendendo a um pedido feito por produtores de uva, o deputado Evandro Araújo apresentou requerimento à Assembleia Legislativa pedindo informações sobre o controle da aplicação de agrotóxico 2,4 D para evitar que lavouras de propriedades vizinhas, sensíveis ao herbicida, sejam prejudicadas.
A medida é uma das ações tiradas dos encontros da Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva da Uva, que foi criada na Assembleia Legislativa por solicitação do deputado Evandro Araújo. Foram realizadas reuniões em Marialva, Bandeirantes, Francisco Beltrão, Colombo e Rosário do Ivaí.
“Os produtores reclamam de danos às lavouras. Segundo eles, os responsáveis pelas pulverizações não respeitam as distâncias exigidas pela resolução 22/85 da Secretaria de Agricultura do Paraná e tampouco a regulagem adequada dos equipamentos evitando que o produto chegue até as lavouras das propriedades vizinhas”, explica o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Evandro Araújo.
O pedido de informações será encaminhado ao secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara. As regras de aplicação existem. Precisamos saber da Secretaria de Agricultura sobre o controle e a fiscalização para que as recomendações técnicas e os cuidados sejam seguidos evitando que o herbicida alcance as lavouras próximas, comenta Evandro.