Ao todo, são 51 cursos técnicos que a rede pública estadual do Paraná oferece de forma gratuita
O deputado estadual Evandro Araújo (PSC) enviou, nesta segunda-feira (27), um requerimento ao secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, pedindo a abertura de novas matrículas para o 2º semestre nos cursos técnicos profissionalizantes ofertados pela rede pública estadual. Araújo também solicita no requerimento a continuidade dos cursos iniciados no primeiro semestres de 2020.
"Os impactos econômicos da pandemia afetam diretamente à educação e muitos jovens apostam nos cursos técnicos como uma alternativa de qualificação profissional. Neste momento, não devemos restringir esses cursos, pelo contrário, devemos fomentá-los e manter o que estava funcionando. Recebemos diversas reclamações, que estamos repassando à SEED para mostrar o quanto isso é importante agora", explicou o deputado.
Ao todo, são 51 cursos técnicos que a rede pública estadual do Paraná oferece de forma gratuita, que contemplam diversos eixos tecnológicos e possuem carga horária mínima de 800 horas. De acordo com publicação do Governo do Paraná, em 2018 quase 18 mil estudantes concluíram a formação técnica em diferentes áreas.