Ao todo, o deputado do PSC apresentou 18 projetos de lei e teve sete de suas propostas transformadas em leis estaduais no período
O deputado estadual Evandro Araújo (PSC) publicou um vídeo em suas redes sociais, nesta segunda-feira (22), apresentando um balanço positivo da sua atuação na Assembleia Legislativa no Paraná, no primeiro semestre deste ano. Na avaliação de Araújo, o seu mandato está em ascendência no Legislativo Estadual com o aumento de representatividade nas comissões permanentes, a criação de leis importantes para o estado e o protagonismo nas principais votações na casa.
“Foi um semestre muito produtivo dentro e fora da Assembleia. Ampliamos a participação nas comissões, entre elas, a Comissão do Orçamento, aonde conduzimos e aprovamos a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do estado, enfrentando temas polêmicos. Também na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da casa, como membro titular, conseguimos nos posicionar acerca dos principais temas em discussão no Paraná”, afirmou Araújo.
Ao todo, o deputado do PSC apresentou 18 projetos de lei e teve sete de suas propostas transformadas em leis estaduais no período. “Recentemente, tivemos a sanção da Lei que proíbe o método ‘fracking’ em todo o Paraná, transformando nosso estado no primeiro do país com esta proteção aos nossos rios, solo e ar. A Lei representou um grande avanço, pois trouxe segurança os municípios das regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste que temiam qualquer avanço da exploração de gás com este método controverso”, destacou.
Araújo também lembrou das principais votações que passaram pelo plenário da ALEP, entre elas, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 01/2019, que acabou com a aposentadoria para futuros ex-governadores. “Votamos pelo fim deste privilégio para todos os casos. Votamos a favor da PEC, que acabou com o benefício para os futuros ex-governadores, mas também votamos para que os atuais beneficiários deixassem de receber”, explicou o deputado.
A realização de grandes discussões e audiência públicas também teve destaque na atuação de Evandro Araújo. O deputado promoveu em março, com o Plenarinho da ALEP lotado, um importante debate sobre a polêmica cobrança da “tarifa mínima” da água e esgoto que os consumidores pagam à Companhia de Saneamento do Paraná. Em abril, organizou a Semana Estadual de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), debatendo o diagnóstico, acolhimento e direitos dos autistas. No mesmo mês, reuniu cerca de 400 Apaes (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) do Paraná, para ouvir as demandas do movimento apaeano com o objetivo de iniciar um novo momento nas políticas públicas em prol da causa das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
"Claro que a rotina de um deputado vai muito além do que faz dentro da Assembleia. Tivemos importante participação nos bastidores, nas negociações envolvendo os servidores estaduais em relação à data-base. No dia a dia, mantemos constante diálogo com a comunidade em geral, com as universidades, com o setor produtivo e ambiental, e lideranças políticas. Esperamos que o segundo semestre seja ainda mais produtivo", completou Araújo.