Semana foi criada pela Lei 19.025/2017, de autoria do deputado estadual Evandro Araújo (PSD).
Entre os dias 01º e 07 de abril as ações e iniciativas em torno da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ganharão força em todo o Paraná. Isso porque, nesta sexta-feira (1º), começa a “Semana Estadual da Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro Autista”, criada pela Lei 19.025/2017, de autoria do deputado estadual Evandro Araújo (PSD).
A data da chamada “Semana Azul” foi fixada a partir do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril. “A nossa intenção é promover a divulgação da defesa e garantia dos direitos da pessoa com autismo, desenvolver ações que diminuam o preconceito e a exclusão social e unir forças para a construção e fortalecimento de políticas públicas que ampliem os direitos da pessoa com autismo”, esclareceu Araújo.
“Embora seja uma semana, o foco é que as ações repercutam durante todo o ano. O TEA hoje tem um espaço de discussão maior do que tinha anos atrás, mas ainda há margem para ampliar a conscientização”, completou. Em 2019, a Lei ganhou uma emenda do deputado Márcio Pacheco, incluindo o termo “Semana Azul”.
TEA — O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo. O TEA é classificado em três graus atualmente: autismo leve, autismo moderado e autismo severo. No mundo, segundo a ONU, acredita-se haver mais de 70 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. No Brasil, estima-se que dois milhões apresentam a condição.
AÇÕES — Em 2022, o tema nacional da campanha do “Canal do Autismo” será “Lugar de autista é em todo lugar”. No Paraná, diversos municípios, entidades do terceiro setor, religiosas e da iniciativa privada, já divulgaram agendas para promover a Semana Azul.
Em Londrina, por exemplo, o Santuário Nossa Senhora do Silêncio realizará uma série de atividades neste sábado (02). Às 9h30, na Concha Acústica, será feita uma “Caminhada Azul” com familiares, profissionais e apoiadores da causa. Às 16h, no Londrina Norte Shopping, será feita a “Sessão de Cinema Azul”, uma exibição especial e adaptada para autista e familiares. No domingo (03), o Santuário fecha a programação com um café ao ar livre, às 10h, no Lago Igapó.
“São ações em todo o estado, cada segmento fazendo sua parte. Temos que valorizar todas as ações, nisso percebemos o quanto a Lei foi importante para dar visibilidade neste período”, concluiu Araújo.