O presidente estadual do Partido Social Cristão (PSC/PR), deputado estadual licenciado e secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Carlos Roberto Massa Junior, o Ratinho Junior, foi o anfitrião na solenidade de criação do Instituto Superior de Estudos Políticos (IESP). Deputados, prefeitos, vereadores, líderes políticos de todas as partes do Paraná lotaram o Salão de Eventos do Hotel Bourbon, em Curitiba, na manhã deste sábado (12). “Estamos trazendo as melhores cabeças pensantes, especializações em diversas áreas para auxiliarem na busca de soluções ao País, no bem comum à sociedade, com princípios e valores na formulação de políticas públicas. O nosso desafio, no momento, é resgatar a esperança do povo brasileiro”, disse Ratinho Junior.
E aos presentes, ele foi bem claro. “Se alguém, aqui, estiver pensando em entrar para o partido para concretizar somente um sonho pessoal, não entre para o PSC. Precisamos de lideranças de coragem para, juntos, fazermos a transformação necessária ao País e, assim, resgatarmos a esperança perdida”, destacou. Ratinho Junior mostrou as falhas existentes. Apontou como primeiro erro a maneira como se entra para a política. “Hoje, os partidos são verdadeiros cartórios que autorizam pessoas a se candidatarem. Mas, lá na frente, há uma série de questões a serem solucionadas e os políticos devem estar preparados para enfrentar desafios e dificuldades. O que pretendemos fazer em cursos de formação política no IESP. Preparar os futuros e os atuais políticos para o bem comum, com valores e princípios, como o respeito e o valor da palavra dada”, enfatizou.
A cerimônia iniciou com a apresentação do IESP pelo professor Nildo Lubke, depois com palestras, como a do professor do Programa de pós-graduação em Direito e Processo Eleitoral da Faculdade de Direito de Curitiba, Luís Gustavo de Andrade. Ele falou sobre “Inovação Legislativa no Processo de Escolha e na Vontade Popular”; “Redução de Prazos” e “Liberdade Partidária”, entre outros temas.
Em seguida, o consultor do SEBRAE/PR para Educação Corporativa, coordenador do Projeto Rondon — do Ministério da Defesa —, membro do Conselho Municipal de Educação, professor Luciano Stever, fez uma apresentação sobre a necessidade do comprometimento e da palavra bem pensada. O deputado Guto Silva, presidente dessa primeira gestão do IESP, salientou o espaço como um lugar de protagonismo democrático. “Um espaço de oportunidade para todos se qualificarem. Chegou a hora de só se falar a verdade às pessoas”. E citou exemplos de desperdício dos recursos públicos, aos quais todos devem ficar atentos para evitar prejuízos à Nação.
Ratinho Junior e Guto Silva assinaram o Termo de Criação do IESP. Em seguida, o advogado Lineu Tomass recebeu a primeira Comenda do Instituto, em reconhecimento pela soma de trabalho realizado na área política e social. O decano do partido e um de seus fundadores, Afonso Macedo, recebeu o título de presidente de honra do Partido Social Cristão do Paraná. Ambos falaram sobre a emoção das homenagens. Macedo ainda discorreu sobre a tranquilidade em ver o PSC liderado por Ratinho Junior. “Aos 77 anos, eu tenho o orgulho de constatar que Ratinho Junior é um líder com princípios e valores, digno de liderar o PSC e a nossa terra. Ele está pronto para assumir os destinos do Paraná e, quem sabe, mais tarde, um dia ser Presidente da República”, afirmou.