História
Irmã Rosa Celeste Paredes Hamilton nasceu na cidade de Santo Domingo, República Dominicana, em 1933. Chegou ao Brasil em 1960 e trabalhou com crianças e adolescentes da FUNABEM, no Rio de janeiro.
Em 1980 foi transferida para Marialva para cuidar de crianças e adolescentes do internato da congregação Santos Anjos Custódios. As religiosas da congregação não conheciam a triste realidade das periferias da cidade, sendo convidadas pelos moradores da Vila Brasil para preparar as crianças para o batismo e primeira comunhão. Como não tinha um local para realizar este trabalho, conseguiram a colaboração de uma escola que cedeu o espaço, para evangelização dos moradores da Vila Brasil.
Durante a evangelização, as catequistas notaram que as crianças saíam a todo momento da sala para beber água, e quando questionadas sobre o motivo disseram: “vamos beber água porque temos fome”. Naquele momento surgiu a ideia de auxiliar as famílias que ali moravam. Irmã Pilar, superior maior da congregação, veio à cidade para fazer uma visita, e quando viu a situação das crianças da Vila Brasil, pediu para que elas fossem acolhidas em um local para se alimentar e tomar banho. As mães da comunidade também pediam para ter um lugar onde deixar as crianças enquanto trabalhavam.
Com isso foi construído o primeiro pavilhão do Centro Social Comunitário Madre Rafaela Ybarra. Desde a fundação, Irmã Rosa, está à frente do Centro Social Comunitário.
O Centro fica na Rua Atílio Ferri, 1290 — Vila Brasil, Marialva. (44) 3232-1872