Com isso, os estudantes paranaenses passarão a ter, além das duas línguas atuais do currículo (português e inglês), o espanhol como disciplina optativa.
Foi aprovada no último dia 19 de julho, em segunda votação, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2021, que trata da inclusão da língua espanhola na matriz curricular da rede estadual de ensino do Paraná. A inclusão obrigatória da disciplina se dará no Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, com implementação gradativa até 2026.
Com isso, os estudantes paranaenses passarão a ter, além das duas línguas atuais do currículo (português e inglês), o espanhol como disciplina optativa. Votei favorável e apoio à PEC do espanhol, pois entendo que nosso estado deve ampliar a oferta de idiomas, sobretudo, para essa que é a terceira língua mais falada do mundo, que tem relevância comercial e é a língua oficial dos nossos vizinhos.
A Comissão Especial que analisou o texto apresentou substitutivo geral da proposição. Antes de estar apta para ser promulgada pela Mesa Executiva da Casa, a matéria necessita ser votada e aprovada em redação final pelos deputados.