A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou, nesta sexta-feira (04), uma matéria no seu site destacando os deputados estaduais que atuaram para destinar mais recursos à instituição na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022. A publicação mostra que, em emendas individuais, o deputado estadual Evandro Araújo foi quem mais destinou recursos para a UEM no orçamento atual.
Araújo incluiu na LOA de 2022 duas emendas para o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) da UEM. Uma das emendas pede a reforma e ampliação da ala antiga da Enfermaria Clínica e da Central de Resíduos do HUM no valor de R$ 350 mil. A segunda emenda, no mesmo valor, pede a aquisição de um aparelho de ultrassom para melhorar o atendimento da unidade hospitalar.
“Importante ressaltar que essas emendas são somente do exercício atual, o orçamento de 2022. A UEM tem sido lembrada, em todos os anos anteriores e leis orçamentárias diferentes, pelos deputados estaduais, fruto da sua importância acadêmica, institucional e para o desenvolvimento da região e do Paraná. Muitas destas emendas contempladas são de nossa autoria, mas há também emendas de outros deputados, com a mesma visão”, explica o deputado. “Mas é preciso também, além de apresentar as emendas e incluí-las na LOA, atuar para que depois sejam atendidas, de fato, pelo Governo”, completou.
De acordo com Ricardo Dias Silva, reitor em exercício da UEM, “as emendas parlamentares são uma importante fonte de recursos para demandas específicas da instituição, como aquisição de equipamentos e obras que não são alcançadas pelo custeio previsto na LOA”.