O deputado estadual Evandro Araújo (PSC) pediu na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), nesta segunda-feira (27), que a Secretaria de Estado da Educação e Esporte (SEED) reveja sua intenção de fechar, em 2022, o curso técnico em meio ambiente do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais (RMC). Araújo falou sobre a mobilização da comunidade escolar, pega de surpresa com a decisão, mesmo com o curso tendo alta demanda entre jovens que buscam qualificação profissional.
Dos cerca de 500 alunos matriculados no colégio, 140 são do curso técnico em meio ambiente, com 16 turmas cheias e com lista de espera. “Quero me somar à luta de toda a comunidade escolar pela manutenção do curso, sendo referência para jovens da região desde 2006. O curso é tão demandado que havia até pedidos de ampliação de vagas. Portanto, esperamos que a SEED reveja essa intenção”, afirmou Araújo, sendo vice-presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais e membro da Comissão de Educação da ALEP.
Araújo também destacou a importância dos cursos técnicos na qualificação dos jovens que buscam o primeiro emprego. “Os cursos técnicos são um caminho para os jovens se capacitarem, enquanto terminam o ensino médio, como o curso em meio ambiente. Hoje há uma preocupação das empresas, das instituições públicas com a sustentabilidade, isto é, há um mercado pronto para esses jovens atuarem”, completou.