Programação da Solenidade que faz parte do calendário de eventos do Paraná incluiu a visita do Santíssimo às instituições carentes ao longo da semana
Pelo segundo ano consecutivo a Solenidade de Corpus Christi terá comemoração diferenciada em virtude da pandemia. A orientação das arquidioceses e dioceses do Paraná é para que os fiéis celebrem em casa.
Em Curitiba durante toda a semana, a comitiva da Arquidiocese, liderada pelo arcebispo metropolitano, Dom José Antonio Peruzzo, visitou entidades e comunidades carentes onde os próprios moradores e colaboradores das instituições confeccionaram o tradicional tapete de serragem, ornado com motivos referentes à Eucaristia.
Nesta quinta-feira, 3, a programação que inicia no período da manhã, inclui a visita do Santíssimo aos hospitais e instituições sociais com uma procissão de Dom Peruzzo, acompanhado de uma reduzida comitiva de padres. A celebração da Santa Missa será às 15h, seguida da bênção com o Santíssimo.
Também em outras regiões do Paraná a celebração do Corpo de Cristo, que ocorre sem a participação dos fiéis nas ruas, terá a passagem do Santíssimo em carros preparados. De acordo com o padre Joel Nalepa, da Diocese de Ponta Grossa, o passeio com o Santíssimo será com orações pelo fim da pandemia. “Como em anos anteriores, a celebração terá um gesto concreto. Vivemos um tempo muito difícil, perdas de muitas vidas, desemprego e fome, queremos manifestar nossa sensibilidade e solidariedade com os mais fragilizados. Por isso, as paróquias serão pontos de coleta de alimentos não perecíveis para cesta básica, para posterior distribuição às famílias necessitadas,” afirma ele.
Em Londrina o arcebispo Dom Geremias Steinmetz orientou que não houvesse nenhuma programação que incentivasse as pessoas a saírem de casa, evitando aglomeração, contudo, à critério de cada paróquia será feito também o passeio com o Santíssimo. Já em Umuarama Os fiéis poderão acompanhar presencialmente, através do agendamento antecipado respeitando os 35% da capacidade e seguindo as normas de segurança. Em Francisco Beltrão a programação também inclui a visita do Santíssimo aos hospitais e unidades de Saúde.
A programação em todo Estado terá cobertura das emissoras de rádio e TV católicas e redes sociais das dioceses.
Festa da Unidade – A Solenidade de Corpus Christi é comemorada sempre em uma quinta-feira, 60 dias após a Páscoa. É neste dia que os católicos confeccionam os tradicionais tapetes artísticos pelas ruas e após uma missa, saem em procissão, como testemunho público de sua fé.
De acordo o deputado Evandro Araújo, autor da lei 19.466/2018, que instituiu o evento de Corpus Chirsti no Calendário Oficial do Paraná, sob título de Festa da Unidade e da Solidariedade, esta celebração traz grandes benefícios para o nosso Estado, configurado como atrativo turístico. “Por ser uma festa tão popular da nossa cultura, isso faz com que o Paraná seja uma referência no turismo,” afirma.
Fotos: Arquidiocese de Curitiba