A audiência contou com expressiva participação de prefeitos, vereadores, empresários, lideranças da comunidade e religiosas de toda a região
Na manhã desta quinta-feira (20), foi realizada a 16ª audiência pública da Frente Parlamentar Sobre o Pedágio, da Assembleia Legislativa do Paraná, para debater os impactos do novo pedágio na região de Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Estado. Novamente, assim como nas audiências anteriores, a defesa da licitação pela menor tarifa (sem limitador de desconto), com a realização de obras nos primeiros anos e contra o degrau tarifário de 40% (previsto no estudo do governo federal) foram consenso entre as lideranças da região, que participaram presencialmente (no auditório da UENP) e parte remota.
"Essa é a segunda audiência que realizamos no Norte Pioneiro, outra foi feita em Cornélio Procópio, por essa ser a região que tem os pedágios mais caros do Brasil. O trabalho da Frente Parlamentar tem conquistado resultados concretos em relação ao novo modelo e precisamos do máximo de participação das regiões para cobrar a mudança, na prática, pela ANTT", afirmou o vice-coordenador da Frente, deputado estadual Evandro Araújo (PSC), que conduziu os trabalhos na audiência.
A audiência contou com expressiva participação de prefeitos, vereadores, empresários, lideranças da comunidade e religiosas de toda a região. Além das posições consensuais, que reforçam a posição de todos os paranaenses sobre o tema, a previsão de uma nova praça de pedágio na BR-153, ligando Jacarezinho a Ourinhos, foi duramente criticada pelos participantes.
"A população quer o menor preço possível e estradas seguras. Já perdemos muitas vidas, nestes últimos anos", pediu o bispo de Cornélio Procópio, Dom Manuel João Francisco.
Nesta sexta-feira (21), a partir das 9h, será a vez de Maringá e região debater o tema em nova audiência da frente.