Comemoração da Semana Azul foi marcada por reflexão e debates

Objetivo da Lei 19025/17 que instituiu a data é ser espaço de luta contra o preconceito aos portadores de TEA, além de tornar o tema mais conhecido na sociedade

Nos últimos sete dias comemoramos a Semana Azul – Semana de Conscientização sobre os Transtornos do Espectro Autista. Novamente este ano, dentro da realidade que atravessamos, foi preciso adaptar as ações ao ambiente on-line. "Contudo, cumprimos a proposta da lei 19.025/2017, proposta pelo nosso mandato, de reflexão e conscientização sobre o autismo," afirmou o deputado estadual Evandro Araújo (PSC).

A semana foi marcada por testemunhos de mães, educadoras e profissionais envolvidos com o tema, oportunizando o debate na busca de mais atenção do poder público, com o objetivo de melhor assistir as pessoas portadoras de TEA e também seus familiares.

Um dos destaques da comemoração deste ano foi o bate-papo, ao vivo, transmitido pelas redes sociais do parlamentar, com a participação da advogada Renata Farah e da médica neuropediatra Simone Karuta. Na conversa eles discutiram sobre direito à saúde, saúde da família, acessibilidade, protocolos de saúde e políticas públicas, entre outros. “Quando se fala em autismo, em diagnóstico, direito ao tratamento e medicação, temos duas situações a serem abordadas inicialmente. A saúde privada e a saúde pública, e nesse contexto, há muito para se discutir. Fico feliz em saber que existem deputados atentos a esta causa,” comentou a dra. Renata. A advogada ressaltou ainda a importância de efetivação da Lei Berenice Piana e o Estatudo Federal da pessoa com deficiência para assegurar os direitos e a inclusão.

Já a dra. Simone destacou a necessidade de adaptações no sistema básico de saúde para o diagnóstico precoce. “Vejo que hoje já tem muitos pais que buscam com maior brevidade um especialista para atendimento dos filhos quando veem algum sinal que pode indicar que as crianças sejam portadoras de TEA, porém, em média, a maioria dos casos leva cerca de dois anos, o que já caracterizamos com um diagnostico tardio,” afirmou.

O deputado Evandro finalizou a live recordando o preceito da lei, de  criar espaços de discussão do tema. “É possível que encontremos pessoas no dia a dia, mesmo na vida adulta, que são portadores de TEA e desconhecem, assim como nós muitas vezes não sabemos identificar. Por isso, conhecer melhor o TEA, mas principalmente ter empatia, solidariedade e lembrar que tanto os portadores quanto suas famílias precisam de melhor estrutura e acolhimento é fundamental.

A integra do bate-papo sobre autismo pode ser conferido no link https://www.youtube.com/watch?v=E2ck5hL0mdc

Em 3 de julho de 2019, foi sancionada a lei 19.876, de autoria do deputado estadual Evandro Araújo, em coautoria com o deputado estadual Marcio Pacheco, instituindo a Semana Azul, de 1 a 7 de abril, dedicada à conscientização sobre o autismo.

 

WhatsApp
Participe e fique informado

Acompanhe todas as novidades diretamente no seu e-mail.

Conecte-se conosco

Acompanhe todas as novidades diretamente no seu e-mail.

Notícias Relacionadas:

Ir para o conteúdo