Evandro Araújo participa de audiência pública sobre os impactos socioambientais de PCHs

Segundo ele, é preciso que os deputados estaduais tenham condições de avaliar cada empreendimento enviado à Assembleia Legislativa e seus reais impactos ambientais e sociais

Em audiência pública da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, na manhã desta terça-feira (16), o deputado estadual Evandro Araújo (PSC), manifestou sua preocupação com o crescente número de empreendimentos hidrelétricos autorizados, nos últimos anos, no Paraná. Segundo ele, é preciso que os deputados estaduais tenham condições de avaliar cada empreendimento enviado à Assembleia Legislativa e seus reais impactos ambientais, sociais e econômicos.

"Apesar de ser uma fonte renovável, há muitos impactos que precisam ser melhor avaliados antes de autorizar, a torto e a direito, dezenas de PCHs em um único projeto. Precisamos sempre olhar do ponto de vista da ciência esses impactos, não do ponto de vista ideológico. Infelizmente, o Paraná se tornou referência em liberação de hidrelétricas, sobretudo PCHs, sem avaliar caso a caso", destacou Araújo em sua fala, que é vice presidente da comissão.

"Nossa preocupação é o volume de empreendimentos sendo liberados ao mesmo tempo. Existem bacias hidrográficas já saturadas, como a Bacia do Rio Iguaçu, com muitas hidrelétricas, e quando há uma nova autorização, é preciso ficar atento e avaliar o que de impacto tem nesta soma da bacia", explicou.

A audiência pública, que debateu os impactos socioambientais ocasionados pelas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), reuniu deputados da comissão, como o deputado Goura, e representantes da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST), Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná, pesquisadores do tema e produtores de energia ligados à Associação Brasileira de PCHs.

WhatsApp
Participe e fique informado

Acompanhe todas as novidades diretamente no seu e-mail.

Conecte-se conosco

Acompanhe todas as novidades diretamente no seu e-mail.

Notícias Relacionadas:

Ir para o conteúdo