Os projetos, em parceria com o deputado Goura (PDT), instituem o Circuito Cicloturístico do Vale do Ivaí e o Circuito Cicloturístico Pé Vermelho.
Com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta, valorizar os atrativos turísticos de cada região e desenvolver a economia local, o deputado estadual Evandro Araújo (PSC) assinou dois projetos de lei que criam novos circuitos cicloturísticos no Paraná. Os projetos, em parceria com o deputado Goura (PDT), instituem o Circuito Cicloturístico do Vale do Ivaí e o Circuito Cicloturístico Pé Vermelho.
"O Paraná tem um grande potencial para desenvolver esse tipo de turismo, em que a bicicleta é uma aliada e às atrações culturais e ambientais do trajeto são o foco do praticante. Com o projeto criaremos os circuitos em Lei, para então, Governo do Estado e Prefeituras cooperarem, numa responsabilidade compartilhada, para por em prática os circuitos, que exigem pequenas adaptações para tanto", explicou Araújo.
Pela proposta, o Governo do Paraná ficará responsável por definir uma sinalização padrão para os circuitos; integrar o traçado dos municípios que compõem o circuito e divulgá-los. Já as prefeituras, ficarão responsáveis por definirem os limites dentro dos municípios; mapear os atrativos e produtos turísticos existentes que farão parte do circuito; além de realizar parcerias ou consórcios com a iniciativa privada para gestão ou manutenção dos circuitos.
Fazem parte do Circuito Cicloturístico do Vale do Ivaí os municípios de Borrazópolis; Cruzmaltina; Grandes Rios; Rio Branco do Ivaí; Rosário do Ivaí; Faxinal; Jardim Alegre; Lidianópolis; Ortigueira e Mauá da Serra. Já o Circuito Cicloturístico Pé Vermelho é composto pelo municípios de Londrina; Tamarana; Arapongas; Rolândia; Cambé; Ibiporã; Jataizinho e Marilândia do Sul.
"Estamos estudando novos circuitos em outros regiões, a viabilidade e devemos avançar ainda mais sobre o tema", completou o deputado do PSC