Projeto de lei 493/2020, de autoria de Evandro Araújo, destaca a importância da cultura cafeeira na economia do município
O Município de Mandaguari pode se tornar oficialmente a “Capital Regional do Café”, por meio do projeto de lei 493/2020, de autoria do deputado estadual Evandro Araújo (PSC). A matéria que está tramitando na Assembleia Legislativa do Paraná visa conferir a denominação ao município que, segundo dados do censo agropecuário 2017 do IBGE, figura como oitavo produtor de café-grão (verde) arábica.
A cultura cafeeira tem importante participação na economia de Mandaguari, tanto pela empregabilidade de mão de obra rural que gera, quanto pela qualidade do café que produz. De 2010 a 2019 os cafeicultores mandaguarienses receberam posição de destaque no Concurso Café Qualidade Paraná, em diferentes categorias: natural, cereja micro lote e cereja descascado.
Se aprovado, o projeto irá servir como estímulo, motivando produtores a investir em modernização e na introdução de novas práticas de manejo e mecanização.