Instituição que acolhe mais de 200 pessoas em situação de vulnerabilidade sofre os efeitos da pandemia com a não realização do tradicional churrasco mensal
O deputado estadual Evandro Araújo (PSC) enviou requerimento ao Governo do Estado e também à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho – SEJUF, pedindo atenção e apoio financeiro/material ao Pequeno Cotolengo do Paraná.
“Diante da pandemia do COVID19 a Instituição deixou de realizar o tradicional churrasco que garantia de forma significativa a sua receita, além dos bazares fechados por tempo indeterminado. Isso contribuiu para comprometer a entrada de recursos que mantém o Pequeno Cotolengo de portas abertas”, ressalta o parlamentar. Também o setor de telemarketing da Instituição paralisou suas atividades e a doação de diversos itens e recursos financeiros foram comprometidos em função situação atual do país.
A SEJUF já mantem convênio de repasse de subvenção social ao Pequeno Cotolengo, contudo, a quantia é insuficiente para manutenção das despesas mensais.
Os recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Paraná podem ser aplicados em prol da proteção integral, defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente, da mulher, do idoso e da pessoa com deficiência (art. 1º, §1º, II da Lei 18.573/2015), e neste sentido o parlamentar pede especial atenção na tomada de providências que visem auxiliar na sobrevivência do Pequeno Cotolengo
A instituição tem uma história de 55 anos que acolhe mais de 220 pessoas com múltiplas deficiências e asilados hospitalares advindos de situação de extrema vulnerabilidade social e abandono.