Semana Estadual de Conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista

Lei estadual de autoria de Evandro Araújo motiva realização de diferentes eventos em torno do tema

Lei estadual de autoria do deputado Evandro Araújo motiva realização de diferentes eventos em torno do tema

Palestras, mesa-redonda, debates e passeatas, são alguns dos eventos programados para acontecer de 1 a 7 de abril de 2019, em Curitiba e outras regiões do Estado, como parte da programação da Semana Estadual da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA. Instituída pela lei 19.025/2017, de autoria do deputado Evandro Araújo, a Semana tem como objetivo promover ações que contribuam para suprimir o preconceito e as dificuldades enfrentadas pelas pessoas afetadas pelo TEA.

“Definimos como tema, para esta Semana, o “Diagnóstico, Acolhimento e Direitos”, por entendermos serem estes os principais pilares para trazermos à reflexão, visando a intervenção prematura, a qualidade de vida e o acesso às prerrogativas previstas em lei,” afirma o deputado Evandro Araújo. Por sua iniciativa será realizado, na Assembleia Legislativa, no dia 3 de abril, às 10h30, uma mesa-redonda com a presença de pais de portadores de TEA, profissionais da área e outros interessados no tema. Participam como parceiras do evento a neuropediatra Mauren Janine Schinddwein Bodanese, a especialista em Marketing e Tendências de Consumo, Pâmela Basso e a advogada e consultora jurídica na área de Saúde Pública, Renata Farah.

De acordo com Pamela, o evento será mais uma oportunidade para levar à conscientização, ao acolhimento e à inclusão. “Quando uma família recebe o diagnóstico de que seu filho é autista, suas expectativas sobre o futuro desta criança são desconstruídas. Precisamos primeiramente olhar e apoiar esta família para que possamos em um segundo momento cuidar da criança,” afirma ela.

As demais ações comemorativas irão ocorrer em Andirá, Ubiratã, Medianeira, Telêmaco Borba e Marialva, interior do Paraná. “Nosso objetivo em estender também a outras regiões é sensibilizar o maior número de pessoas possível com esta causa,” comenta o parlamentar. A data da comemoração da Semana Estadual de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista foi fixada a partir do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril.

TEA – O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado em três graus atualmente: autismo leve, autismo moderado, autismo severo. No mundo, segundo a ONU, acredita-se haver mais de 70 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

A Lei que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Entre outros itens a lei garante direito ao diagnóstico precoce, ainda que não definitivo, atendimento multiprofissional, nutrição adequada e terapia nutricional. Mais recentemente foi editada a Lei 13.146/15, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, mais conhecida como o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Sendo considerado pessoa com deficiência, o autista é destinatário dos direitos previstos no estatuto.

 

Programação:

 

Curitiba

Mesa-redonda sobre o Autismo

Assembleia Legislativa do Paraná (Sala das Comissões)

Praça N. Sra. de Salette, s/n – Centro Cívico

Dia 03 de abril, às 10h30

Participam do evento:

Dra. Mauren Janine Schlindwein Bodanese, médica pediatra especialista em neuropediatria;

Pâmela Basso, mãe de um adolescente portador de TEA, e e co-fundadora da Startup “Oi Caixinha” que desenvolve metodologia e atividades com o propósito de promover interação entre pais e filhos com deficiência;

Renata Farah, advogada especialista em Direito Médico e Saúde e consultora Jurídica na área de saúde pública e privada e presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB/PR.

 

Andirá

Câmara Municipal

Dia 01, de abril, às 20h

Rua Mauro Cardoso de Oliveira, 190

Dia 02 de abril, às 9h Passeata (saída: Praça Santana)

 

Ubiratã

Roda de Conversa sobre Autismo

Câmara Municipal

Rua Floriano Peixoto,765

Dia 01 de abril, às 8h

 

 

Medianeira

Praça Ângelo Daroldt

Dia 06 de abril, às 16h

 

Telêmaco Borba

Passeata – Ponto de encontro – Secretaria de Educação

Av. Horácio Klabin

Dia 06 de abril, às 9h30

Manifestação

Faculdade de Telêmaco Borba

Dias 2, 3 e 4 de abril

 

Marialva

Paróquia N. Sra. de Fátima – Sala N Sra de Fátima

Dia 11 de abril, às 9h30

WhatsApp
Participe e fique informado

Acompanhe todas as novidades diretamente no seu e-mail.

Conecte-se conosco

Acompanhe todas as novidades diretamente no seu e-mail.

Notícias Relacionadas:

Ir para o conteúdo