Privatização da COPEL e SANEPAR ainda paira no ar

Proposta de emenda à Constituição do Paraná, de autoria do deputado Evandro Araújo, propõe submeter à consulta popular se algum governo quiser privatizar as instituições

O poder financeiro eventualmente assedia o Governo do Estado sobre a possibilidade da privatização das estatais COPEL e SANEPAR. Nos últimos dois anos foram vendidas massivamente ações das companhias do Paraná naquilo que pode ser uma tentativa de querer privatiza-las futuramente. Somente no ano passado a COPEL vendeu um total de R$ 489,1 milhões em ações que possuía da SANEPAR.

Uma proposta de emenda à Constituição do Estado do Paraná (PEC 03/2015), de autoria do deputado Evandro Araújo, protocolada no inicio do seu mandato, propõe submeter à consulta popular se algum governo quiser privatizar a COPEL ou a SANEPAR. A proposta visa submeter ao crivo da população a venda das empresas estaduais. O entendimento do parlamentar é de que o governo não pode se desfazer de tais empresas, dada sua importância, sem antes consultar os paranaenses.

A PEC ainda não foi apreciada pelas comissões pertinentes ao assunto e se encontra parada na Assembleia Legislativa. O deputado Evandro Araújo expõe a dificuldade de tramitação de projetos que contrariam a vontade do atual governo, e que por isso sofrem bloqueio na casa, impedindo as propostas de seguirem adiante.

WhatsApp
Participe e fique informado

Acompanhe todas as novidades diretamente no seu e-mail.

Conecte-se conosco

Acompanhe todas as novidades diretamente no seu e-mail.

Notícias Relacionadas:

Ir para o conteúdo