Lutando por um novo modelo de pedágio

Com uma atuação política firme, o deputado Evandro Araújo trabalha intensamente pelo povo do Paraná. Integrando a Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de…

 

Com uma atuação política firme, o deputado Evandro Araújo trabalha intensamente pelo povo do Paraná. Integrando a Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio, ele participa de diversas iniciativas que fortalecem a mobilização contra o pedágio mais caro do Brasil. Confira a seguir a fala do deputado a respeito do tema.

 

Conseguimos mobilizar o Estado inteiro. Setor produtivo, Federação das Associações Comerciais, Federação das Indústrias do Paraná, entre diversas outras instituições. Foi possível perceber o quanto o pedágio custa para a nossa economia paranaense.

Não é só na mesa do pobre que o pedágio encarece a cesta básica. Até porque, para chegar até ali, essa cesta básica precisa ser transportada, e para isso se paga pedágio, tornando tudo mais caro. O pedágio é danoso aos investimentos, aos negócios do Paraná, ao escoamento da produção de grãos que vai para o porto de Paranaguá. Ninguém aguenta mais o pedágio caro no Paraná. o pedágio mais caro do Brasil.

Nós vimos algumas obras sendo feitas tardiamente. No município de Sarandi, por exemplo, uma obra foi executada e houve comentários de que seria um presente de Natal. Um absurdo! O povo do Paraná já pagou caro por essa benfeitoria. Isso não é presente!

Procure saber a arrecadação financeira dessas empresas de pedágio. Temos todos os dados levantados e não somos contra ninguém. Somos a favor do povo do Paraná. Queremos um outro modelo. Se tem que ter pedágio, já que o Estado é incompetente para administrar as rodovias, que ele possua um valor justo. Não precisava ter pedágio! Aliás, se o governo alega que tem problema de caixa, esse dinheiro todo poderia ficar com o governo para ser melhor aplicado.

O povo do Paraná está de parabéns pela mobilização que tem exercido e pela participação nas audiências públicas que promovemos e em diversos movimentos. Imagina se esse contrato com as concessionárias de pedágio for prorrogado para mais 30 anos, nas mesmas condições. Felizmente, pelo que nos consta, esse perigo está afastado, pelo menos nessa gestão. 

Nós vamos continuar lutando para que isso não aconteça! Por isso, chamamos a atenção do nosso povo para que, de fato, saiba de tudo o que está acontecendo. Queremos uma nova licitação, com um novo modelo de pedágio. 

Se compararmos o pedágio do Paraná com o pedágio de outros estados, lá se paga bem menos, praticamente a metade do que é pago aqui, com obras já acontecendo nos primeiros cinco anos de contrato, e não nos últimos cinco anos como aconteceu no Paraná. 

Os contratos encerram-se em 2021. Nós gostaríamos que essas obras já estivessem prontas há muito tempo. Com isso, sem dúvida, muitas vidas teriam sido preservadas nas estradas paranaenses.

 

 

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