Somei esforços nesta terça-feira (14) aos deputados que buscam a aprovação de uma política estadual de garantia dos direitos dos desapropriados, promovendo debate sobre a portaria do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que traz novas regras para licenciamento ambiental para esse tipo de empreendimento.
A reunião discutiu questões relacionadas aos atingidos pela construção de barragens hidrelétricas, e, em especial, neste momento, às famílias desalojadas pela construção da Usina do Baixo Iguaçu, na região de Capanema. A questão mais urgente é a realocação das famílias.
Uma luta antiga. Ouvimos as famílias que relataram as dificuldades e recebi uma lista com vários pontos de reivindicações de João Costa, representando o município e a região de Porto Barreiro (Território Contiquiriguaçu); Divonsir Santos, representando a Reserva do Iguaçu e a Comunidade Quilombola Paiol de Telha; Judite Antonello, representando a população do Baixo Iguaçu; e Elias Rodrigues, da Comunidade João Surá, em Adrianópolis; além de dezenas de integrantes do MAB.
Fotos Pedro Oliveira /Alep
14 de março de 2017